A prática de anúncios publicitários na web já não é mais uma novidade, principalmente com o número cada vez maior de pessoas conectadas ao redor do mundo. Desse modo, os meios para fazer anúncios digitais estão ainda mais especializados.
Além dos já conhecidos anúncios na page ranking dos buscadores, recentemente o Google habilitou o Gmail Promoções Patrocinadas ou (em inglês) Gmail Sponsored Promotions (GSP). Isso mesmo, publicidade dentro do Gmail. Talvez você esteja se perguntando: “Isso já não existe? E-mail marketing não é isso?” Algumas pessoas podem fazer essa confusão inicialmente, porém o Gmail Promoções Patrocinadas e E-mail Marketing são distintos, embora possuam algumas semelhanças.
Imagem do Gmail: Este modelo de anúncio permite reproduzir a experiência do site de sua empresa dentro do Gmail. É o tipo de experiência que favorece o engajamento, e aumenta as chances de receber um clique e ser redirecionado para a página de destino.
Promoção Única do Gmail: Neste modelo, após clicar no anúncio de texto, o usuário visualiza o anúncio com as seguintes características: imagem, assunto, anunciante, título, conteúdo e botão call-to-action
Vários Produtos do Gmail Este formato permite que a empresa anunciante exiba até seis diferentes itens. Uma loja virtual ou site catálogo poderá, por exemplo poderá exibir até 6 diferentes produtos neste modelo de anúncio.
HTML Personalizado do Gmail: Para muitos anunciantes, este é o modelo que oferece maiores oportunidades de êxito. Isto se dá pela capacidade de personalização dos anúncios.
De modo geral e simples o Google fez algumas mudanças na interface do Gmail há algum tempo, dentre elas houve a implementação de “abas” na parte superior da caixa de entrada, onde o usuário poderia ter seus assuntos divididos por tipo de conteúdo.
Uma dessas abas é a de Promoções, nela os anúncios são recebidos e separados automaticamente, ou seja, eles nem chegam a ir para a caixa principal.