Google ADS como ele funciona?

Você sabe como funciona o Google AdWords? Na hora de conquistar clientes e aumentar a sua presença no mercado, algumas ferramentas do Google são muito úteis e podem fazer toda a diferença para o seu negócio. E uma das mais importantes é o Google AdWords, que hoje é conhecido apenas como Google Ads.

Graças ao seu poder de alcance mundial, a plataforma de anúncios do Google é sinônimo de visibilidade e de expansão, uma vez que contribui para impulsionar marcas e para a criação de oportunidades de novos negócios.

Como não dá para a sua empresa ficar fora dessa, neste post você vai descobrir como funciona o Google AdWords e como é fácil criar a sua campanha online em poucos minutos. Continue a leitura para conferir!

O que é o Google AdWords?

Com sua primeira versão lançada em 2000 pela gigante californiana Google, o Google Ads, novo nome da plataforma, é uma ferramenta de publicidade on-line que exibe anúncios em forma de links patrocinados assim que uma pessoa realiza uma busca, baseando seus resultados nas palavras-chave usadas no momento da pesquisa.

A plataforma do Google, mesmo com o surgimento de várias outras no mercado como a do Facebook, ainda lidera o ranking mundial de receita com publicidade on-line, com incríveis U$ 134 bilhões de dólares apenas em 2019 com base em dados do Statista.

Essa informação demonstra o poder dessa ferramenta e quanto as empresas ao redor do mundo confiam na publicidade digital utilizando a plataforma do Google. Desde o seu lançamento, as receitas do AdWords crescem continuamente, ano após ano.

O principal diferencial dessa ferramenta não é apenas a publicidade comum, como nas mídias tradicionais, mas é a possibilidade de levar a sua mensagem para uma audiência qualificada por meio de uma segmentação altamente específica.

No momento exato em que uma busca é realizada, a pessoa vai receber um anúncio de um produto ou serviço relacionado ao que ela está procurando. Para chamar a atenção dos consumidores, esses anúncios são posicionados em locais estratégicos da página, como em seu topo ou rodapé.

Além de marcar presença na área de pesquisa, o Google Ads também pode exibir anúncios em forma de banners e vídeos em diversos sites parceiros do Google.

No entanto, ao longo de sua história, algumas mudanças vêm sendo realizadas pelo Google para melhorar ainda mais a plataforma e trazer mais resultados para os seus anunciantes. Vamos listar o que mudou nos anúncios nos últimos tempos.

Anúncios laterais

Caso você use o buscador do Google em computadores e notebooks deve ter notado que os anúncios laterais, aqueles que ficavam na direita da tela já não existem mais. Essa foi uma das mudanças realizadas em busca de um incentivo para os investimentos em publicidade para o mobile.

Agora, os anúncios aparecem apenas na seção principal, no topo dos resultados orgânicos de busca, conforme já acontecia com o modelo mobile do buscador, uma vez que a tela é menor e a listagem ocupa todo o espaço.

Contudo, vale lembrar que a direita da tela nem sempre ficará vazia, podendo ser utilizada tanto para a exibição de informações específicas de acordo com a pesquisa ou para a listagem de produtos existentes no Google Shopping, também conhecida como PLA, Product Listing Ads.

Quantidade de anúncios na lista de resultados

Outra grande mudança da gigante das buscas foi a redução no número de anúncios a aparecerem no topo dos resultados orgânicos, caindo de 4 exibições para apenas 3, algo que impacta diretamente a concorrência para a primeira página do Google.

Essa redução geral no número de anúncios a serem impressos em tela, menos espaços, gera um impacto direto na maneira como as empresas buscam trabalhar suas campanhas patrocinadas dentro do Google Ads, já que a concorrência por determinadas palavras chaves aumenta, e muito.

Sabemos que não basta aparecer no Google, é preciso buscar estar sempre entre as primeiras posições para chamar a atenção dos usuários e aumentar as conversões para a sua página.

Olhando pelo lado do usuário, essas mudanças são altamente benéficas, uma vez que a poluição visual da página é menor e ele poderá encontrar o que busca com muito mais facilidade os anúncios que são mais relevantes e com mais qualidade para a sua pesquisa.

Por outro lado, ao pensarmos no anunciante, o CPC, Custo por Clique, de determinadas palavras-chave, onde a concorrência já era maior, aumenta, o que pode prejudicar, principalmente, as campanhas dos pequenos e médios anunciantes.

Dentro do contexto dessa mudança, trabalhar a otimização das palavras-chave, os anúncios, a segmentação e a campanha como um todo será mais importante do que nunca para gerar mais leads com custos menores.

Lembrando sempre que o anúncio do Google é a porta de entrada do lead, mas que deve ser investido também nas Landing Pages, conteúdo de qualidade, sites responsivos e várias outras estratégias para maximizar a conversão.

Cor do indicador dos anúncios

Uma mudança que pode parecer simples, mas que tem um grande impacto para os anunciantes foi a mudança da cor da etiqueta que diferencia o resultado orgânico dos anúncios patrocinados pela plataforma.

A diferenciação entre um anúncio e um resultado orgânico de busca é uma etiqueta escrito “Anúncio”. Antes, ela aparecia em amarelo, dando um destaque para o usuário de que se tratava de publicidade patrocinada.

Agora, o Google trocou a cor da etiqueta para verde, deixando os anúncios mais parecidos com um resultado orgânico. Dessa forma, aquelas pessoas que não clicam em propagandas, mas estão desatentos podem ser levados para a sua página.

Essa pequena e simples mudança foi capaz de aumentar os cliques recebidos por campanhas e, consequentemente, suas conversões.

Extensão de preço

O objetivo das extensões de preço é demonstrar aos usuários os valores de determinados produtos ou serviços antes mesmo da pessoa clicar no anúncio, chamando a sua atenção.

Essa extensão está disponível apenas para resultados de buscas realizadas em dispositivos móveis, sendo que, para o anunciante fazer uso dessa ferramenta, é preciso contar com um site responsivo, ou uma versão mobile, caso contrário, não será possível.

Além disso, para que a extensão seja exibida, o anúncio precisa estar na primeira posição dos resultados.

Uma coisa muito importante para atentar neste ponto é que os preços exibidos na extensão não são atualizados de forma automática, sendo necessário realizar tal alteração manualmente sempre que o preço for alterado no site, como já acontece com anúncios do Google Shopping, que são alimentados por feed.

Para evitar que exista qualquer divergência, é preciso manter todos os preços inseridos atualizados de forma constante, evitando assim que o usuário clique no anúncio com determinado valor e chegue a uma Landing Page com outro valor, perdendo a confiança em sua marca.

 

Quais são os benefícios de um anúncio no AdWords?

Um anúncio ideal é aquele que alcança as pessoas certas no momento certo, não é mesmo? É por isso que a ferramenta do Google é uma das melhores opções do mercado — afinal, ela promove seu produto ou serviço de forma segmentada, mensurável e direcionada. Veja abaixo as principais vantagens do Google Ads!

Tudo num piscar de olhos

Uma das principais vantagens do anúncio no AdWords é a rapidez com que a campanha vai ao ar, a partir do momento em que os parâmetros da campanha são estabelecidos.

Isso quer dizer que, assim que você tiver definido todas as variáveis essenciais para que o objetivo seja atingido, como o plano de ação com o seu público-alvo, o estudo de palavras-chave, o idioma, a localização e a verba mensal que pretende investir, em algumas horas a sua campanha estará no ar.

Além disso, cabe mencionar que o potencial do Google é impressionante, já que a empresa se tornou onipresente na vida das pessoas e todos utilizam o seu buscador para encontrar as mais diversas informações. Isso torna o AdWords a escolha certa para atrair muitos cliques para o seu negócio.

Sem surpresas no orçamento

Outro benefício do sistema de anúncios do Google é que o orçamento é definido por você! Por exemplo, você pode definir o budget mensal no valor de R$ 3 mil para a sua campanha, mas, caso haja necessidade, é possível redefini-lo a qualquer momento.

Essa é uma maneira segura de fazer um anúncio e ir ajustando a verba investida de acordo com os resultados. Se uma campanha não vai bem, ela pode ser cancelada a qualquer momento. Por outro lado, se ela estiver alcançando ótimos resultados, você pode incrementar o orçamento quando e pelo valor que desejar. 

Custo por clique

Ser cobrado somente quando o anúncio for clicado é mais uma das vantagens da ferramenta. O custo por clique (CPC) também pode ser definido por você, bastando informar qual é o valor máximo que deseja pagar por um clique recebido.

O Google Ads administra a verba, permitindo gastar até 20% a mais do valor estipulado por dia quando o anúncio é exibido mais vezes, fazendo com que o seu link patrocinado não deixe de receber cliques valiosos para o seu negócio.

Da mesma forma, o AdWords diminui os lances nos demais dias, ajustando de acordo com a verba total estipulada para que fique equilibrado ao longo da campanha. Vale destacar, ainda, que se a campanha não for feita com cuidado, o anúncio no AdWords pode se tornar mais caro do que deveria.

 

 

CONTINUE LENDO

Nacionalnet tem participação confirmada na Beauty Fair

A Nacionalnet irá participar do maior evento da América no setor de Beleza, na 10ª edição da Beauty Fair, a convite do Google Brasil.

A ideia é apresentar para os mais de 100 mil participantes da feira, o conceito e a importância de anunciar no Google Adwords com uma agência parceira do Google Partners, além de fechar negócios e parcerias com os mais de 500 profissionais e empreendedores envolvidos no segmento de beleza.

CONTINUE LENDO

Google – Digital Breakfast

Como 1ª Agência convidada a participar do Digital Breakfast, na Sede do Google Brasil, a NacionalNet agradece o convite e acolhimento do nosso parceiro Google, além da presença da nossa equipe, clientes e futuros clientes.

O evento exclusivo para Agências do Google Partners, realizado no dia 27 de Junho de 2014, foi um sucesso, com a presença várias empresas dos mais diversos segmentos.

CONTINUE LENDO

Evento Google I/O 2014 vai acontecer em 25 e 26 de junho

A Sundar Pichai anunciou em seu perfil oficial no Google+ que o evento Google I/O 2005 ocorrerá em 25 e 26 de junho, no Moscone Center, em São Francisco.

O evento anual de desenvolvedores de software é um dos mais esperados pelos profissionais do ramo, trazendo as melhores técnicas de programação no Android, além de possuir alguns anúncios de produtos do Google. O evento se tornou bastante popular com o passar dos anos – em 2013, os ingressos esgotaram em menos de uma hora.

CONTINUE LENDO

A Nacionalnet tem especialistas que podem te apoiar no Marketing Digital de sua empresa.

Solicitar Contato